Corregedoria do MPCDF promove encontro virtual em prol da prevenção do câncer de colo do útero e de mama

Brasília-DF, 01/4/2024.No dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, dia 26/03, a Corregedoria do MPCDF promoveu um encontro virtual para debater a prevenção e o tratamento dessa doença e, também, do câncer de mama.

Esse evento foi pensado para cada uma de nós, que vivemos e nos dividimos entre múltiplas tarefas, onde o estresse diário pode tomar o lugar de ações básicas preventivas, capazes de garantir mais saúde e qualidade de vida.

Tivemos o prazer de ouvir Dra. Francis de Oliveira Alves, referência nesse debate, médica do SUS com larga trajetória no enfrentamento do câncer.

Generosa, ela se propôs a abrir um espaço em sua agenda (frise-se: no exato dia de sua justa folga na rede) para, em uma linguagem básica, falar para nós, leigas.

Certamente, Dra. Francis contribuiu para desmistificar o tema, no passado, considerado uma sentença de morte, o que não quer dizer, em absoluto, a sua banalização ou perda de gravidade, nos dias atuais. Ao contrário, enfatizou que as medidas preventivas podem estar ao alcance de todas nós, numa proporção muito maior do que podemos imaginar.

Dessa forma, com conhecimento e responsabilidade pelo nosso futuro e de quem amamos podemos nos conscientizar a respeito da necessidade de passarmos a adotar estratégias saudáveis e de bem viver.

Gratidão a Dra. Francis por seu profissionalismo e empatia, e a todas que participaram do nosso encontro.

Autoria e responsabilidade pelo conteúdo do texto: Dra. Cláudia Fernanda, Corregedora.