INTEGRAR PARA ENTREGAR

Brasília/DF, 10/11/2025. Dando continuidade às celebrações para comemorar os 15 anos da criação da Ouvidoria do MPCDF, foi realizado no dia 7/11/25, às 15h, evento totalmente on line e gratuito, para compartilhar boas práticas, envolvendo sistemas informatizados, que são as portas de entrada de todas as manifestações dos cidadãos junto às Ouvidorias e, por isso mesmo, tão importantes, quanto essenciais.

Assim sendo, foram escolhidas 04 instituições para discorrer sobre os seus métodos e ferramentas de registro e processamento de suas comunicações com o cidadão.

Iniciando pelo sistema Audivia, concebido pelo MP de Pernambuco, e utilizado pelo MPDFT, tivemos a honra de ouvir a Promotora de Justiça pernambucana e Ouvidoria, Dra. Lisandra Lira.

Após, falou o Dr. Davi Edson, auditor da CGU, a respeito do Fala.BR, sistema que hoje é utilizado, também, por vários MPCs e TCs em todo o país.

Na sequência, prestigiou-nos a Ouvidora Geral do DF, Dra. Daniela Pacheco, discorrendo sobre o sistema Participa-DF.

E, por último, rendendo homenagens a nossa prata da Casa, tivemos a oportunidade de ouvir o Dr. Sérgio Neiva, discorrendo sobre o sistema OTRS, utilizado pelo MPCDF.

Toda a mediação dos trabalhos foi feita com a participação inestimável do Dr. Elton Jonas, Chefe de Gabinete na Ouvidoria do MPCPA, que, também, discorreu sobre sua experiência como servidor e usuário do sistema Fala.BR.

Ao longo da duração do evento houve a participação de 91 pessoas em nossa sala virtual, sendo que o momento de pico contou com 70 pessoas simultâneas, incluindo instituições que integram a Rede OuvirDF, a saber: TJDFT, MPDFT, CLDF, CGDF e DPDF. Integrantes das Ouvidorias dos MPCs de todo o país e outros órgãos públicos também participaram do evento e estiveram presentes na sala virtual.

Foi um momento muito importante de partilha de conhecimentos técnicos, fundamentais para o nosso trabalho. É fundamental que as Ouvidorias se profissionalizem e que possam oferecer aos cidadãos resposta tempestiva às demandas que lhes são confiadas, o que somente será possível por meio de sistemas informatizados seguros, eficientes e amigáveis. O evento provou que são grandes os avanços e as possibilidades que se abrem e, certamente, serviu de estímulo a todos os que participaram“, completou a Procuradora Cláudia Fernanda, Ouvidora do MPCDF.

Autoria e responsabilidade pelo conteúdo do texto: Dra. Cláudia Fernanda, titular da 2ª Procuradoria do MPC/DF e Ouvidora.