MPC/DF saúda os auditores de controle externo, pelo seu dia

Brasília, 27/04/2019 – A Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do DF, Cláudia Fernanda, encaminhou ofício ao presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCDF (Afinco), Cláudio Márcio Lino Pequeno, saudando os profissionais, em comemoração pelo seu dia, celebrado no dia 27/04.

A atuação do auditor de controle externo é considerada fundamental e estratégica para evitar as incorreções na aplicação dos recursos públicos, inibindo a corrupção de Estado, e também para verificação se esses recursos foram usados indevidamente, permitindo a punição de responsáveis por desvios de investimentos públicos de interesse coletivo.

Entre as principais atribuições dos auditores de controle externo estão a realização de auditorias e a instrução de processos para análises e julgamento das contas públicas pelos conselheiros dos Tribunais de Contas, em todo o Brasil. Pela natureza de sua atividade, o auditor de controle externo possui alto nível de especialização, com elevado conhecimento sobre os temas tratados em seu trabalho, o que exige estudo formal acadêmico.

A escolha da data de hoje para celebrar o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo está relacionada à renúncia do ministro da Fazenda, Serzedello Corrêa, em 27 de abril de 1893, em protesto à ingerência do presidente da República, Floriano Peixoto, no Tribunal de Contas, que havia decretado a retirada de competências do órgão de fiscalização para contestar despesas ilegais.

Na mensagem enviada à entidade de classe dos auditores externos do DF, Cláudia Fernanda destaca a importância e competência dos profissionais que atuam no Tribunal de Contas do Distrito Federal.