MPC/DF recebe representantes da FGV em diálogo sobre eficiência no gasto público

A qualidade da despesa pública e o acompanhamento sistemático das contratações devem contar com mecanismos de análise de grande volume de dados

Brasília, 10/08/2018 – A Procuradora-Geral de Contas do DF, Cláudia Fernanda, reuniu-se, na manhã de ontem, quinta-feira, (09/08), em seu gabinete, no Ministério Público de Contas (MPC/DF), com o vice-diretor da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV – EPPG), Edson Kenji Kondo, e o pesquisador da FGV, Rafael Braem Velasco. No encontro, foram debatidos modelos técnicos mais completos e eficientes para análise de dados das contas públicas no âmbito do controle externo.

Diversos modelos de análise que permitem a quantificação de métricas relacionadas à qualidade da despesa pública são objeto da pesquisas atualmente desenvolvida na  FGV. Estas ferramentas podem ser particularmente úteis para órgãos de controle externo. A ciência de dados combinada com mudanças administrativas e institucionais pode representar um grande salto na qualidade e eficiência da atuação do Ministério Público de Contas, em todo o Brasil. “Buscamos a modernidade dos recursos técnicos, tanto dos instrumentos, quanto de pessoal, para aplicar em nossas rotinas de acompanhamento dos gastos estatais”, afirma Cláudia Fernanda.

O pesquisador Rafael Braem Velasco teve seu estudo “Data Analytics e Compras Públicas – Promovendo a eficiência da administração pública por meio da análise dados” reconhecido em premiação pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM), em dezembro de 2017, pela metodologia que combina diversas trilhas de auditoria replicáveis nacionalmente. Velasco teve sua pesquisa incluída no banco de “Projetos do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção”, organizado por diversos órgãos e entidades do país.

Na reunião, a PGC/DF, Cláudia Fernanda discorreu sobre a atuação do MPC DF na prevenção da má gestão. Em acréscimo, informou-se que a AMPCON e o CNPGC têm buscado parcerias para aumento de eficiência da instituição, em todo o país, reconhecendo ser fundamental a busca de dados e o tratamento da informação, em defesa do interesse coletivo.