Brasília/DF, 24/8/2023. É com grande satisfação que a Corregedoria do Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPCDF) anuncia um marco significativo na busca contínua do Parquet por eficiência e inovação. Apresentamos o primeiro robô do MPCDF, batizado com o nome “Efigênia”, uma homenagem a essa mulher negra e santa, conhecida como protetora dos lares.
Guiados pelo princípio de que a tecnologia deve ser uma ferramenta para otimização, a equipe da Corregedoria do MPCDF tem o prazer de disponibilizar o robô Efigênia, uma solução pioneira que redefine a maneira como executamos tarefas rotineiras. O Efigênia foi projetado para aprimorar o fluxo de trabalho e liberar recursos preciosos para atividades finalísticas mais relevantes, garantindo a melhor utilização de recursos públicos.
A habilidade do Efigênia de operar de forma autônoma e eficiente é notável. Sua principal função é simplificar e acelerar um processo essencial para o MPCDF: a gestão de documentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Este robusto robô desempenha as seguintes etapas:
Acesso e Download: o Efigênia é capaz de acessar o SEI e efetuar o download de todos os arquivos disponíveis em pastas específicas.
Conversão de Formato: caso encontre arquivos que não estejam no formato PDF, o Efigênia os converte automaticamente para esse padrão, aumentando a compatibilidade e acessibilidade dos documentos.
Divisão de Arquivos: levando em consideração a restrição de tamanho dos arquivos no e-TCDF, o Efigênia quebra os documentos em partes menores, garantindo que cada parte não exceda 20 MB.
Múltiplas instâncias: uma das principais vantagens do Efigênia é sua capacidade de executar tarefas simultaneamente em diversas estações de trabalho de assessores, o que impulsiona ainda mais a capacidade de processamento.
Os resultados iniciais dos testes do Efigênia são animadores. O robô conseguiu baixar mais de 2.100 arquivos arquivos em um curto período, algo que demandaria um esforço considerável e tempo significativo dos servidores do MPCDF, se feito manualmente. Antes da introdução do robô, os servidores costumavam levar, em média, 1 hora para tratar (baixar, converter, dividir e organizar) um grupo de 100 arquivos. Com a contribuição do Efigênia, esse mesmo trabalho é concluído em 2 minutos.
“Efigênia, o 1º robô do MPCDF, já está cumprindo seu papel com distinção. É um exemplo de como a tecnologia pode ser uma aliada na prestação de serviços mais eficientes e ágeis em prol da sociedade”, avaliou a Corregedora, que aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na confecção e operação do robô.
Autoria e responsabilidade pelo conteúdo do texto: Dra. Cláudia Fernanda, Corregedora do MPCDF