MPC/DF realiza seu segundo Natal Solidário

Natal Solidário do MPC/DF, confraternização e solidariedade

Brasília, 13/12/2018 – O MPC/DF realizou, na quarta-feira, dia 12/12, no Espaço do Servidor, no TCDF, seu segundo Natal Solidário. Além da tradicional confraternização de fim de ano, o evento faz a doação de valor arrecadado, entre os servidores do órgão, para destiná-lo a uma instituição assistencial no DF, mediante escolha criteriosa.

Para a Procuradora-Geral de Contas do DF, Cláudia Fernanda, o evento está se tornando um marco no MPC/DF. “Aproveitamos as festividades natalinas e estamos criando uma tradição de confraternização e solidariedade entre os servidores, estimulando a generosidade, com empatia, sendo útil ao próximo e procurando ajudar efetivamente com doações”, conta Cláudia Fernanda, acrescentando que: “quando pensamos no Natal Solidário, optamos, sempre, por instituições que tenham valores semelhantes ao do MPC/DF, que, assim, procura conectar-se, ainda mais, com a sociedade.”

A entidade beneficiada, em 2018, foi o Instituto Nossa Senhora do Brasil (Inoseb), que desenvolve projetos sociais voltados para pessoas surdas. O Inoseb atua há 85 anos, no Estado de São Paulo, com projetos educacionais. Já, em Brasília, o Instituto existe há 50 anos, atuando em projetos sociais voltados para a comunidade surda, com cursos de fotografia, informática, entre outros.

Presente na confraternização, a coordenadora de projetos do Inose, Irmã Maria da Conceição, explica que além de atendimento básico, como alimentação para os surdos carentes, a entidade busca atender a formação e qualificação profissional. “Oferecemos aos alunos a oportunidade de se profissionalizarem para o mercado de trabalho. Muitos não sabem como utilizar a tecnologia, então oferecemos para eles todo o ensino em Libras”, a linguagem de sinais brasileira, explica Conceição.

Cláudia Fernanda lembrou, na oportunidade, que o MPC brasileiro tem procurado atuar na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, em várias oportunidades, como na análise de editais de obras públicas (para cumprimento das normas de acessibilidade); no cumprimento dos percentuais de admissão em concurso público para as pessoas com deficiência, destacando, ainda mais recentemente, o trabalho do MPC/DF na defesa dos surdos. Trata-se do processo 11.761/17, que irá abrigar uma ampla auditoria no complexo administrativo distrital, para verificação do cumprimento das leis que garantem esses direitos, mas que muitas vezes não são exercidos na prática.

Ao finalizar o evento, o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do MPC/DF, Antônio Nunes Ramalho Filho, fez a entrega da doação do valor arrecadado, e lembrou a importância de se assegurar mercado de trabalho, especialmente, para pessoas surdas, destacando, ainda, em especial, a importância do trabalho da Instituição agraciada, ao fazer o bem a essas pessoas.