Brasília/DF, 5/11/2025. Criada em 2010, por meio do Ato Interno MPC nº 1/2010, a Ouvidoria do MPCDF celebra 15 anos de atuação, com simbolismo e de forma participativa, como tem sido a sua trajetória, promovendo momentos de troca entre agentes públicos e cidadãos, por meio de escuta qualificada, diálogo institucional e a aproximação com a sociedade.
Com o lema “Integrar para Entregar”, a Ouvidoria festeja o seu aniversário com o lançamento de logomarca comemorativa, desenvolvida sem qualquer gasto de recursos públicos. O processo foi conduzido de forma colaborativa: seis propostas de identidade visual foram elaboradas e submetidas à votação. A participação foi expressiva: aproximadamente 80% do público-alvo, chamado a votar (membros, servidores, estagiários e terceirizados do MPCDF), aquiesceu ao convite, sagrando-se vencedora a marca que homenageia Brasília, apresentando detalhes que remetem aos azulejos icônicos da nossa capital, com seus grafismos e formas geométricas inconfundíveis.
A nova identidade utiliza cores que simbolizam criatividade e energia (vermelho escuro), aliadas à neutralidade e imparcialidade da tonalidade grafite. O destaque da marca é a letra “O”, estilizada de forma moderna, mas sólida, representando a Ouvidoria e transmitindo pertencimento, confiabilidade e equilíbrio, além de identidade e compromisso com a nossa cidade.
Mais do que uma celebração estética, o que queremos reforçar é o papel da Ouvidoria do MPCDF como espaço de escuta ativa, transparência e construção conjunta, com vistas à melhoria dos serviços públicos.
“Parabéns a todos os que se engajaram, pois temos a certeza de que a identidade visual eleita, e que define os nossos 15 (quinze) anos, é, de fato, autêntica e está aliada aos nossos maiores desejos e propósitos de escutar, integrar e entregar ações e respostas concretas às demandas da nossa sociedade no DF”, destaca a Procuradora-Ouvidora, Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira.
Autoria e responsabilidade pelo conteúdo do texto: Dra. Cláudia Fernanda, titular da 2ª Procuradoria do MPC/DF e Ouvidora.
